Ossos e Articulações

Ossos

Em um pequeno grupo de pacientes com SAF, os ossos podem ser afetados por uma condição aguda conhecida como necrose avascular. A necrose avascular é  a morte do osso provocada pela falta de circulação temportária ou permamente do sangue. Sem ele, o tecido ósseo morre e, por fim, há uma degeneração do osso.  

Se o processo envolve ossos próximos às articulações, isso geralmente leva ao colapso da superfície da articulação. Isso é muito comum nos quadris, mas também pode ocorrer em outras articulações grandes, como joelho, pulso e tornozelo.  A necrose avascular também é conhecida como osteonecrose, necrose asséptica e necrose isquêmica.

Se ela não for tratada, a articulação pode se deteriorar provocando artrite severa. No começo, ela é assintomática, mas com a piora no dano ao osso, o indivíduo pode sentir dor na área afetada e a movimentação pode ficar restrita.  No entanto, se a necrose avascular estiver em estágio avançado, pode ser necessário realizar cirurgia.

Um estudo  identificou que, em em alguns pacientes com SAF, os óssos dos pés, particularmente os metatarsos, podem quebrar espontaneamente pela falta de circulação sanguínea.  Novamente, o tratamento com anticoagulantes mostrou-se eficaz na prevenção de novas fraturas.

Articulações

Dor articular, mais conhecida como artralgia é relativamente comum em pacientes com SAF. A artralgia é menos severa que a artrite e não tende a ser naturalmente inflamatória. A artrite geralmente ocorre em outras condições autoimunes, tains como Síndrome de Sjögren ou lupus e podem ser tratadas com anti-inflamatórios não esteroidais. No entanto, esse tipo de medicamento tem pouco efeito na artralgia, uma vez que ela não costuma ser  inflmatória.  Vale lembrar que os anti-inflamatórios interagem com varfarina, aspirina ou clopidogrel. No entanto, a hidroxicloroquina mostrou-se eficaz na redução da artralgia em muitos pacientes.

 

Fonte: http://aps-support.org.uk/about-aps/what-are-the-symptoms/bones-and-joints