Perda Óssea

Caros leitores,

Na semana passada fiz uma Densitometria Óssea e ontem saiu o resultado que caiu como uma bomba para mim, me fazendo repensar minhas ações até aqui.

O exame mostrou que em menos de dois anos, tive uma perda óssea de 7% na coluna.  Eu sabia que teria uma certa perda, mas nada me preparou para ter uma perda tão significativa. Foi literalmente um balde de água fria

Depois de processar a informação, eu comecei a  racionalizar o que me fez perder quase 10% de massa óssea em tão pouco tempo…

  • De 2009-2018, a dosagem do meu anticoagulante foi aumentando muito. É isso que acontece quando não se sabe que você tem resistência ao medicamento que em teoria salvaria sua vida.
  • Durante anos, eu tive insuficiência de vitamina D, o que só foi melhorar depois que comecei a me tratar com ortomolecular.
  • Segui a recomendação de evitar o sol. Mesmo morando perto da praia há oito anos, fui à praia no máximo umas 5 vezes e ainda me senti culpada por estar “descumprindo” a recomendação dos médicos. Estou há quase 6 anos sem ir à minha casa de praia por causa dessa recomendação de evitar o sol.
  • Ao longo do tempo, por diversas vezes precisei tomar corticoide para dor, inflamação etc.
  • Fiz inúmeros exames de ressonância magnética e tomografias…
  • A baixa ingestão de alimentos verde escuros, que são ricos em magnésio, cálcio para não ter interação com um anticoagulante que não funcionava pra mim…

Fiz tanta coisa achando que estava fazendo o certo, que me dei mal. Se eu tivesse sido “rebelde” e feito o que eu queria ter feito, talvez eu não chegasse a esse nível. Tendo osteoporose ou chegando nela, não consigo não me sentir culpada por ter deixado isso acontecer.
Conversando com minha mãe, ela concordou comigo que muito provavelmente essa perda óssea que foi percebida na coluna, foi a responsável pela degeneração do meu osso (condilo) que o meu buco-maxilo identificou durante a  cirurgia das ATMs. E também por causa dessa perda óssea que eu sinto tanta dor na coluna.

Agora, estou esperando as cenas dos próximos capítulos.

Um comentário em “Perda Óssea

  1. Não se sinta culpada. Você mesma disse, seguiu as recomendacões dos médicos. Se eles mesmos não pensaram nessas consequências, quanto mais você, que não tem o conhecimento da medicina. Hoje você pode olhar pra trás e pensar que podia ter sido rebelde, mas com certeza se algo tivesse acontecido diferente por causa da exposição solar, imagino que você também se sentiria culpada por não ter seguido a recomendação. Tenho certeza que você fez o melhor que pode , com os recursos que tinha. As vezes os recursos são o nosso conhecimento e entendimento de uma situação. Naquela ocasião vc tinha certeza que essas eram as atitudes certas e por isso as escolheu. Agora que a situação mudou, tenho certeza que vai escolher continuar seguindo em frente, mantendo a positividade e lembrando da gente que se vale da sua história pessoal pra aprender e crescer também. Tenho certeza que vai escolher esse caminho ao invés do caminho da culpa e lamentação. Força na caminhada , já estou ansiosa pela sua próxima história de superação. Beijos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s