Feliz Ano Novo

Oi pessoal,

Mais um ano se passou e, acabei sem conseguir estar tão presente quanto eu desejava no  blog, mas, com as mudanças no trabalho e algumas outras mudanças me fizeram sumir por uns tempos.
O final do ano foi com muita correria. Acabei sem conseguir ir ao Hospital Pedro Ernesto. Fiquei presa em inúmeras reuniões no dia da consulta e fica chato ter que sair para ir ao médico quando se tem inúmeros funcionários estrangeiros participando da reunião e você sabe que onde você trabalha, o feedback dos outros funcionários conta muito para a sua avaliação anual de performance. É com base nessa avaliação que os chefes decidem o percentual de reajuste que você vai receber no ano seguinte, além da importância do feedback para dizer se você vai ter direito a bônus ou não. Tenho esperança que os feedbacks sobre meu desempenho sejam bons este ano. Eu sei que dei meu sangue e fiz muita coisa que talvez nem precisasse fazer.
Estive focada também em cuidar da minha mãe. Ela, que nunca teve nada, agora precisou de cuidados, teve pneumonia e agora neste ano, precisará fazer uma cirurgia de tireoide. Uma ressonância que ela fez para coluna mostrou que ela tinha um bócio mergulhante na tireoide e, exames mostraram que ela tem hipertireoidismo. Não é à toa que ela é ligada no 330V e não consegue sossegar. Ela é a primeira a acordar de manhã, cuida dos cachorros, da gata, do meu café e do meu almoço, depois a mesma coisa para minha irmã , tem que cuidar da minha sobrinha de 4 anos_ que também é ligada no 330V_ e só vai dormir depois que todo mundo já dormiu. Ela tem 68 anos. Eu com 36 não tenho metade do pique que ela tem para conseguir dar conta de fazer tudo. No final de semana ela está exausta, coitada. Não é pra menos.
Quando converso com a minha terapeuta sobre ela, ela diz que eu sou igual a ela, no sentido de estar sempre fazendo alguma coisa e não parar e não fazer nada e deixar meu corpo e minha mente descansarem. Ela diz que eu preciso aprender a fazer isso.  Para meu próprio bem.
Em dezembro também foi um mês que consegui voltar no meu endócrino _que me atendia quando eu descobri o hipotireoidismo _ e ele ajustou a dosagem do meu remédio da tireoide que estava desregulada e o TSH estava acima do limite máximo. Bem mais baixo do que ele esteve no meio do ano passado, quando voltei de viagem, mas acima do valor máximo, e passou a dosagem agora para 112 mcg ( estava tomando de 100 mcg). Já estou começando a me sentir melhor com a nova dosagem do remédio. Tenho que voltar nele em fevereiro para refazer os exames. Ele também vai avaliar a questão da minha glicose e da minha insulina estarem alteradas. Ele explicou que, por conta da quantidade de medicamentos que venho tomando ao longo dos anos, que eu posso (nem ele tem como ter certeza, mas fez sentido pra mim) ter desenvolvido uma sobrecarga no pâncreas e no fígado somado à predisposição genética, faz com que eu desenvolvesse uma pré diabetes. Minha glicose quando fui nele estava a 120 (o normal é até 100).  Mas vamos cuidar. Se o pré diabetes/ diabetes se confirmar, existem formas de se reverter o problema, com dieta e atividade física, o que eu já estou fazendo. Minha nutricionista, sabendo disso, cortou as frutas do meu cardápio. Banana no máximo 1x por semana, até os novos exames serem feitos. Confesso que isso me deixou meio braba, até porque eu comia quase uma penca de bananas por semana. Tudo bem, essa quantidade pode até ser exagerada, mas diminuia a probabilidade de eu ter cãimbras.
Tive um natal ótimo e um ano novo, ótimo tb. Mas honestamente fiquei meio deprimida. Comecei o ano com uma bela infecção urinária. Acordei no dia primeiro passando mal, cheia de dor no corpo, mas achei que estivesse gripada. Desci pro Rio para poder trabalhar no dia seguinte, mas acordei com 38.5ºC de febre e a dor no corpo super forte. Ao  invés de eu ir ao trabalho, fui para o hospital, que identificou a infecção e prescreveu Clavulin BD para o tratamento. Fiquei bem mal e minha irmã teve que me trazer de volta para Petrópolis. Só comecei a me sentir bem de verdade na sexta feira. Nem consegui trabalhar, apesar de ter trazido o computador para casa. Só espero que este não seja um prenúncio de como vai ser o meu ano.  Tudo bem que este ano, estou focada em cuidar de outras questões da minha saúde, além da SAF. Se tudo der certo, este ano, vou operar e me livrar de um problema que já está há um bom tempo me atormentando. Cansei de quase desmaiar de dor. Tenho certeza que mesmo a cirurgia sendo dolorosa, vai ser melhor do que eu continuar passando mal com isso…
Prometo que este ano, vou tentar publicar mais vezes no blog.
Que 2018 seja um excelente ano para todos vocês.  😉
Até breve

 

Anúncios

3 comentários em “Feliz Ano Novo

  1. Beatriz feliz 2018. Gosto muito de ler seus posts e saber um pouco mais de alguém que como eu tem a SAF. Continue e não pare de “falar” com a gente… bjs

  2. Boa tarde adorei achar seu blog na internet.
    Moro em indaiatuba regiao de campinas-SP
    Sera q vc sabe se sindrome e doenca autoimune são a mesma coisa ou não?
    Tenho duvida pois preciso tomar a vacina da febre amarela e dizem que não e recomendado a quem tem doenca autoimune. Eu tenho sindrome (SAF)

    1. Oi Nadia, boa tarde. Desculpe a demora. Síndrome e doença são coisas diferentes. Tem um artigo super interessante (http://fisioterapia.com/diferencas-entre-sindrome-e-doenca/) que explica as diferenças entre uma outra. Em relação à vacina da Febre Amarela, é recomendado que você converse com o médico (hematologista ou reumatologista, dependendo de quem te acompanha). Ele vai poder avaliar os prós e contras de tomar ou não a vacina. Se por um lado alguns médicos contraindicam, outros acham válido tomar a vacina, alegando que os benefícios são maiores que os riscos, Converse com o médico. É o caminho mais seguro. Desculpe não poder ajudar. Att. Beatriz

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s