O Congresso de SAF no Rio de Janeiro

Como boa parte dos pacientes com SAF deve ter tido conhecimento, na semana passada (entre os dias 18 e 21 de setembro) ocorreu o 14º Congresso Internacional sobre Anticorpos anti-fosfolipides e o 4º Congresso Latino Americano sobre Autoimunidade no Sofitel em Copacabana. O congresso foi organizado e planejado pelo Dr. Roger Roger Levy e pelo professor Yehuda Shoenfeld. O professor Yehuda, assim como o Prof. Roger é outra sumidade em autoimunidade.
Eu queria ajudar o Dr. Roger de qualquer maneira e, conversando com ele, ele me pediu para passear com as esposas de alguns dos médicos que participariam do congresso. Como estaria em férias no trabalho, aceitei a tarefa sem pestanejar. Nos dias designados, me encontrei com esposas dos médicos. No primeiro dia, tive o prazer de acompanhar também a doutora Lisa Sammaritano, reumatologista do famoso Hospital de Cirurgia Especial de Nova Iorque. Ela havia acabado de chegar de NY e, mesmo cansada foi ao Pão de Açucar comigo e com as outras duas esposas dos médicos. Morri de medo do bondinho (rrrss), mas o passeio foi maravilhoso.
Antes de voltar para casa naquele dia, fui à area onde o congresso seria realizado. Os outros voluntários estavam trabalhando desde às sete da manhã e estavam exaustos. Lá no hall do congresso, fui informada que ninguém sem credencial poderia entrar na área do congresso. Nesse mesmo dia, recebi a confirmação que o Prof. Hughes viria mesmo ao congresso então pedi a uma das voluntárias para entregar o meu livro ao Dr. Roger e ele pedir ao Prof. Hughes um autógrafo.
Pois as coisas acabaram saindo melhores do que eu previa. O Dr. Roger me convidou para participar da abertura do congresso junto às esposas dos médicos com quem eu estava passeando.
Depois de um dia de passeio no Parque Lage e Jardim Botânico, voei em casa, troquei de roupa e quando voltei ao hotel, o congresso estava apenas começando 🙂
Assisti a Palestra de abertura do Prof. Hughes e, depois ele além de conversar comigo, tiramos fotos juntos e ele ainda autografou o meu livro. Me senti tão honrada de ter podido participar da abertura do congresso. Ter acesso a esses profissionais que dedicam a vida a pesquisar uma solução para mitigar os sintomas da saf e de outras doenças autoimunes. Fiquei realmente muito feliz.
Ainda vou conversar com o Dr. Roger para saber quais foram as descobertas mais fascinantes divulgadas no congresso, mas, uma coisa ficou clara na fala do Prof. Hughes: o Clexane (aquela injeção desagradabilíssima) está melhorando e muito outros sintomas relacionados a SAF, como problemas de memória, Fiquei encantada com isso, mas triste pelo Clexane ser tão caro e não ser subsidiado pelo Governo aos pacientes crônicos.

Assim que eu tiver uma resposta do Dr. Roger sobre as descobertas vou publicá-las aqui.

Um comentário em “O Congresso de SAF no Rio de Janeiro

  1. Boa tarde.

    Me chamo Fernanda Chagas, moro em São Lourenço – MG, e a 5 meses descobri que sou portadora de SAF e a 23 anos tratava como Púrpura Trombocitopénica Himunologica. Gostaria de marcar uma consulta com o Dr. Roger, mas não consegui localizar o telefone e endereço de seu consultório. Se puder me ajudar, ficarei muito grata.
    Att.

    Fernanda Chagas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s